X Fechar
Pediatria

 


Tratamentos Pediátricos
Odontologia para Crianças

 

  • Devo me preocupar em caso de atraso na vinda dos primeiros dentes de leite?
    Não, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais 6 ou 8 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões da normalidade em nossa população. Também poderemos ter dentes de leite que erupcionam (nascem) antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento ("dente natal"), ou por volta de 2 a 3 meses de idade ("dente neonatal").

    Quando nascer os dentes do bebê, poderá ocorrer febre ou diarréia?
    Sim. Ao nascimento dos dentes do bebê, poderão ocorrer alguns sintomas, como coceira e abaulamento da gengiva, com aumento da salivação, estado febril, e até as fezes podem ficar mais líquidas.
    Para ajudar o rompimento dos dentinhos e melhorar esse desconforto, devemos oferecer ao bebê um mordedor de borracha para massagear a gengiva.

    Se os dentes de leite são temporários, por que é importante tratá-los?
    A presença dos dentes de leite são muito importantes porque prepara o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, mantendo em equilíbrio harmônico o crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos); proporciona uma mastigação e deglutição adequadas dos alimentos e conseqüente digestão. Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente.

    No caso de perda do dente de leite por trauma (bater a boca), qual procedimento deverá ser tomado?
    Se a criança bater a boca, deverá procurar o odontopediatra, para o exame e a radiografia da região atingida, fazendo uma avaliação do caso. Se houver trauma, guardar o fragmento em soro fisiológico, para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, levar o mesmo, em soro fisiológico ou leite, ao odontopediatra, onde será feita a avaliação do procedimento adequado.

    Quando deve ser iniciada a escovação dos dentes de leite?
    A escovação dos primeiros dentes deverá ser iniciada assim que estes estejam erupcionando, com escova infantil e de cerdas macias. Antes da erupção dos dentinhos, a boca e a gengiva do bebê já deverão ser limpas com a ponta de uma fralda ou com gaze embebida em água filtrada. Os hábitos de higiene, aprendidos quando criança, serão levados para a vida adulta.

    O uso da chupeta (ou mesmo chupar o dedo) faz os dentes entortarem?
    Sim. A chupeta ou a sucção do dedo leva a um desequilíbrio das arcadas dentárias e a má posição dos dentes.

     
  • O uso de antlbiótico pode manchar os dentes de leite?
    O antibiótico que mais poderá levar a manchas nos dentes de leite é a tetraciclina, quando administrada durante a gestação em grande quantidade e longa duração. O mesmo pode acontecer para os dentes permanentes quando administrado à criança logo após o nascimento.

    Orientações sugeridas por Maria Naira P. Friggi - Coordenadora do Curso de Especialização em Odontopediatria pela APCD - SP. REVISTA DA APCD V. 49, Nº 3.



    O que são selantes?
    Os selantes são materiais plásticos transparentes ou brancos que são usados para "pintar" as superfícies rugosas dos dentes posteriores (pré-molares e molares), as quais usamos para mastigar os alimentos, promovendo a sua proteção.
    O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduzindo o risco de cáries.

    Por que os selantes são necessários?
    Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas - pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar.
    A cerda de uma escova de dentes é muito larga para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras. Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente.

    Existe algum inconveniente?
    Nenhum. Apenas deve ser aplicado quando o dentista tiver certeza de que no fundo dos sulcos não existem cáries.

    Como são aplicados os selantes?
    Leva poucos minutos para um dente ser selado. Primeiro, o dente deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado.

    O selante necessita ser reaplicado?
    Quando o selante é aplicado, ele "escorre" e penetra nas fóssulas e fissuras do esmalte do dente.
    Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária.

    Informações sugeridas pela especialista em Odontopediatria Yara Pierangeli Claudio Fonseca.
    REVISTA DA APCD V. 48, Nº 5.


     
  • Horário de Funcionamento
    Seg. á Sex. das 08:00 ás 18:00
    2017 © Todos os Direitos Reservados

  • Acesso Rápido
    Institucional | Atendimentos | Unidades | Relacionamento

  • MCM Odontologia
    Fones: (11) 4231-2432
    © Todos os Direitos Reservados

  • Créditos
    Viseon do Brasil